Exames ocupacionais: entenda cada um deles

Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é um assunto que deve ser tratado com seriedade pelas empresas, pois envolve a proteção e bem-estar dos colaboradores, além de garantir a produtividade e qualidade do trabalho. Neste contexto, os exames ocupacionais são um dos instrumentos mais importantes para avaliar a saúde dos trabalhadores, prevenindo e identificando possíveis questões que possam surgir. A seguir, vamos entender os tipos de exames necessários, como eles devem ser realizados e principalmente como a Clínica Cardoso de Almeida pode ajudar a sua empresa.

1 - NR 7

Como estabelecido pela Norma Regulamentadora 7, as empresas devem implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que em conjunto com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), têm como objetivo proteger e preservar a saúde dos colaboradores no ambiente ocupacional. Algumas das diretrizes do PCMSO são: rastrear e detectar precocemente os agravos à saúde relacionados ao trabalho; detectar possíveis exposições excessivas a agentes nocivos; subsidiar o encaminhamento de empregados à Previdência Social; entre outras.


2- Tipos de exames ocupacionais:


No PCMSO também deve estar incluso a realização obrigatória dos exames médicos:

  • admissional (realizado antes que o trabalhador assuma as atividades);

  • periódico (realizado de acordo com a função);

  • de retorno ao trabalho (realizado antes de reassumir as atividades);

  • de mudança de riscos ocupacionais (realizado antes da mudança);

  • demissional (realizado em até 10 dias após o término do contrato).

Estes exames compreendem o exame clínico e exames complementares quando especificado. Após a realização de cada exame clínico, deve ser emitido o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO e disponibilizado ao empregado. Para que o ASO seja válido, é preciso conter as seguintes informações:

  • razão social e CNPJ ou CAEPF da organização;

  • nome completo do empregado, o número de seu CPF e sua função;

  • descrição dos perigos ou fatores de risco identificados e classificados no PGR que necessitem de controle médico previsto no PCMSO, ou a sua inexistência;

  • indicação e data de realização dos exames ocupacionais clínicos e complementares a que foi submetido o empregado;

  • definição de apto ou inapto para a função do empregado;

  • o nome e número de registro profissional do médico responsável pelo PCMSO;

  • data, número de registro profissional e assinatura do médico que realizou o exame clínico.

3 - Qual a importância dos Exames?

Os exames ocupacionais são fundamentais tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Eles permitem avaliar as condições de saúde dos colaboradores, garantindo que eles possam realizar suas atividades com segurança e saúde. Além disso, os exames ajudam a prevenir doenças ocupacionais, que podem prejudicar o trabalhador e a produtividade da empresa.

Para a empresa, a realização dos exames é importante para atender às normas regulamentadoras de SST, como a NR 7, e estar em dia com o envio das informações ao eSocial. Os atestados também podem ser usados como prova em casos de processos trabalhistas, já que declaram as condições de saúde do trabalhador durante o período em que esteve empregado na empresa.

5 - Onde fazer os Exames Ocupacionais?

Para garantir a qualidade e confiabilidade dos exames, é importante escolher uma clínica especializada. A Clínica Cardoso Almeida é uma parceira completa e descomplicada em SST que oferece diversos serviços. Com uma equipe de profissionais especializados, a clínica realiza exames completos e precisos, contribuindo para a saúde e segurança dos trabalhadores e para a regularização das empresas. Agende já seus exames e garanta o bem-estar e produtividade dos seus colaboradores!