Burnout: por que a sua empresa deve se preocupar?

 

Em janeiro de 2022 a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu e  oficializou o Burnout como doença ocupacional. Isto significa que caso um de seus colaboradores seja diagnosticado com a síndrome, ele terá os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários que são gerados pelo diagnóstico de outras doenças e acidentes decorrentes do trabalho. As áreas de atuação mais afetadas são: saúde, educação, assistência social e atendimento ao cliente. A seguir entenda o que é, como tratar e principalmente como evitar em sua empresa.
 

O que é?
 

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um problema de saúde mental cada vez mais comum. Ela é caracterizada por um esgotamento físico e emocional, despersonalização e perda de produtividade. Pessoas com Burnout tendem a se sentir exaustas, desmotivadas e desligadas do trabalho, o que pode afetar negativamente sua qualidade de vida e desempenho profissional.
 

 

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Quais são os sintomas?

 

Os sintomas da Síndrome de Burnout podem variar de pessoa para pessoa, mas incluem exaustão, esgotamento físico, desânimo, baixa autoestima, irritabilidade, dificuldade em se concentrar, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, tensão muscular, alterações no apetite e no sono. O Burnout também pode levar a problemas de saúde física, como hipertensão, doenças cardíacas e gastrointestinais.

 

Qual o tratamento?

 

O tratamento da Síndrome de Burnout envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui terapia, medicamentos e mudanças no estilo de vida. Medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos podem ser prescritos em alguns casos. No entanto, a melhor forma de tratar a síndrome é através da prevenção.

Como prevenir?

 

Para prevenir a Síndrome de Burnout, as empresas podem adotar algumas medidas simples: promover um ambiente de trabalho saudável sem muito estresse e pressão, oferecer treinamento e apoio emocional aos funcionários, incentivar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e oferecer pausas regulares para descanso e recuperação. Além disso, é importante que os gestores estejam atentos aos comportamentos de seus colaboradores e aos sinais de Burnout, sempre oferecendo ajuda e suporte a quem precisar.
 

Em resumo, a Síndrome de Burnout é um problema sério que pode afetar qualquer pessoa em qualquer área de trabalho. No entanto, existem muitas coisas que as empresas podem fazer para prevenir a síndrome e ajudar seus funcionários a manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Se você é um colaborador e suspeita que está sofrendo de Burnout, não hesite em buscar ajuda profissional para lidar com seus sintomas e encontrar maneiras de melhorar sua qualidade de vida. Se você for um empregador, não hesite em procurar a Cardoso Almeida para cuidar da saúde física e mental de seus funcionários.

Como a Cardoso Almeida pode te ajudar?
 

A Cardoso Almeida oferece diversos serviços em SST: Treinamentos, Exames médicos, Envio dos eventos do eSocial com o apoio do sistema SOC, Normas Regulamentadoras (NRs), LTCAT, PGR, PCMSO e muito mais. Oferecemos uma parceria descomplicada para implementação e acompanhamento das práticas de SST para que sua empresa esteja regularizada.